terça-feira, 18 de maio de 2010

Filme de Terça

Assim que eu percebi que o primeiro filme que eu comentei era americano, o segundo inglês e o terceiro uma produção mexicana e espanhola, resolvi que o de hoje vai ser alemão e o da semana que vem francês. Mas apesar da minha fama, não vou postar nenhum comentário sobre algum filme israelense, porque não me lembro de ter visto nenhum.

E além de mudar a nacionalidade, vou aproveitar para mudar também o gênero. Já escrevi sobre comédia romântica, drama e suspense, então vamos falar hoje de uma boa tragicomédia!

Adeus, Lênin! (Good Bye, Lenin!, 2003) gira entorno da história do Alex (Daniel Brühl) e da sua mãe (Katrin Saß), que sofre uma parada cardíaca quando desce obrigada de um táxi durante uma passeata contra o regime socialista da Alemanha Oriental, em 1989, e vê seu filho entre os manifestantes. A conseqüência disso é uma terrível culpa por parte do Alex, devido à conseqüência que esse acontecimento causa: sua mãe entra em um coma profundo. Quando ela se recupera, porém, o muro de Berlim já não existe mais. Para poupá-la de um choque emocional, Alex recria em um quarto do seu apartamento a ilusória Alemanha Oriental, que já não existe mais. Só que não é fácil ficar trocando os rótulos das embalagens dos novos produtos industrializados, criando notícias sobre as novidades do mundo socialista nem escondendo propagandas de grandes companhias símbolo do capitalismo.

A trilha sonora é por conta do Yann Tiersen, o mesmo do Amélie. Uma das músicas, inclusive, a Comptine d'un autre été: L'après-midi, é usada em ambos os filmes. Não preciso falar mais nada, né?!

A música é essa aqui:


E o trailer do filme esse aqui:


Um comentário:

  1. Lu, da Malu,

    Vi o filme. Gostei, porque mostra certa imparcialidade, não entra muito no mérito do socialismo ou capitalismo. Mas depois de ver o trailer esperava mais comédia.

    E no final fiquei com uma dúvida, e por achar muito ignorante de minha parte, prefiro tira-la pessoalmente depois.

    ResponderExcluir