segunda-feira, 14 de junho de 2010

Filme de Segunda


Gente,

Vocês com certeza lembram do filme clássico das Paquitas, ‘Sonho de Verão’ (1990), não lembram?! Aquele gente, com o Sérgio Malandro, que se hospeda em uma mansão habitada por uma menina tímida abandonada pelos pais, que estão passando as férias na Europa. Aí a casa se transforma em uma colônia de férias cheia de paquitos e paquitas que fazem guerra de travesseiro, guerra de comida, enfim, a maior zona.

Quem não viu precisa ver, porque o Brasil fica muito bem representado com esse filme! A começar pelo elenco: além do Sérgio Malandro, fazem parte do filme a Letícia Spiller, o Fausto Silva (vulgo Faustão), Bianca Rinaldi, Juliana Baroni e muitas outras celebridades globais. A crítica do Wikipédia, inclusive, é : ‘Um filme repleto de música, alegria e gente bonita’! Se vocês ainda não viram o filme, aqui vai uma prévia. Fiquem atentos aos cabelos e ao figurino, tudo bem anos '80. Mas o melhor mesmo são os diálogos:




Mas independente de terem visto ou não o filme, pelo menos a música tema vocês já devem ter escutado:



Pois é, nesse filme, a menina rica solitária anda pra lá e pra cá com um urso gigante que era meu sonho de consumo, e num certo momento de tristeza ela canta uma música linda, que me fazia chorar, com uma letra super triste, que fala daquela fase complicada da adolescência; daquela fase de romantismo, daquela época de brincadeiras tipo ‘salada de frutas’. Enfim, tudo muito profundo. Mas o fato é que há um tempo escutei uma música e logo pensei: ‘gente, essa francesa copiou a música das Paquitas!’ Mas ai logo descobri que tinham sido as Paquitas a copiar a música da Françoise Hardy, uma linda e talentosa cantora e compositora da década de 1960. Foi uma grande decepção pra mim...

Pra vocês entenderem do que eu tô falando, aqui vai a versão original, cantada pela Françoise Hardy e a versão by Paquitas, mais precisamente by Bianca.

‘Tous les garçons et les filles’ por Françoise Hardy:



‘Alguém para amar’ by Paquitas (muita atenção na letra):




E aí, qual versão vocês preferem?!