quarta-feira, 19 de maio de 2010

Resenha de Quinta

Gomorra - A história real de um jornalista infiltrado na violenta máfia napolitana
Autor: Roberto Saviano


Fonte: site da Bertrand Brasil

Gomorra faz um trocadilho com o nome da cidade que, juntamente com Sodoma, foi coberta de fogo e enxofre por Deus, como um castigo a sua população, e Camorra, o nome "oficial" da máfia napolitana. O autor, nascido em Nápoles, se infiltrou no Sistema (o nome pelo qual os pertencentes à Camorra se referem a ela), descobriu todo o seu funcionamento, os nomes das pessoas que o compunham, as atividades lícitas e ilícitas que exerciam e toda a hierarquia que o mantinha em pé.

Este livro é um relato franco de como as atividades da Camorra fazem parte de tal modo da economia da Itália que, caso os chefes da organização fossem presos (como muitos foram, ao longo das últimas décadas), nada mudaria, já que o Sistema é muito bem articulado, influente e com tentáculos que vão muito além de Nápoles. O relato de Saviano impressiona pela riqueza de detalhes - muitos deles desconhecidos das autoridades anti-máfia até então - e pela descrição das atividades da Camorra que faz com que o leitor se questione quanto à presença de algum produto em sua vida que não tenha passado pelo crivo do Sistema.

O autor se encontra atualmente em paradeiro desconhecido, protegido pela polícia italiana, já que, com a publicação de Gomorra, em 2006, Saviano foi jurado de morte pelos bosses do Sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário