segunda-feira, 26 de abril de 2010

Filme de Segunda

Marc Webb é um reconhecido diretor de videoclipes que tem em sua videografia produções de bandas como Santana, Green Day, Counting Crows e Regina Spektor, dentre muitas outras. Zooey Deschanel é uma atriz que tem em seu currículo filmes como Quase Famosos e All The Real Girls, pelo qual ela ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Mar Del Plata. Ela é também cantora da banda-muito-fofa She & Him. Joseph Leonard Gordon-Levitt começou sua carreira aos 6 anos de idade e já atuou em séries de televisão, comédias românticas, como 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você, e em vários filmes independentes.

O resultado do trabalho deles todos juntos é o filme 500 Dias Com Ela (500 Days of Summer), o primeiro longa de Webb. Tem quem ache que é só mais uma comédia romântica. É, de fato, uma comédia romântica, mas não uma história de amor, e isso nos é dito desde o início. Além disso, os papéis são invertidos; dessa vez é o rapaz romântico que se apaixona pela garota sem coração. Mas o filme não é só isso. O roteiro, by Scott Neustadter e Michael H. Weber, brinca com clichês e faz várias referências ao mundo pop, como discussões entre Summer e Tom - os personagens principais - sobre quem é o melhor Beatle, e a alusão aos personagens do filme Sid e Nancy (baseado na história do baixista do Sex Pistols e da groupie Nancy Spungen). O figurino da mocinha remete aos anos 50 e 60, e o mocinho usa camisetas com a estampa do Joy Division.


O filme é um vai e vem de dias cinzentos e tristes e outros de dias ensolarados e felizes. Mas o melhor mesmo são as músicas, a cargo do compositor de trilhas sonoras Mychael Danna:

"A Story of Boy Meets Girl" - Mychael Danna and Rob Simonsen
"Us" - Regina Spektor
"There Is A Light That Never Goes Out" - The Smiths
"Bad Kids" - Black Lips
"Please, Please, Please Let Me Get What I Want" - The Smiths
"There Goes The Fear" - Doves
"You Make My Dreams" - Hall & Oates
"Sweet Disposition" - The Temper Trap
"Quelqu’un M’a Dit" - Carla Bruni
"Mushaboom" - Feist
"Hero" - Regina Spektor
"Bookends" - Simon & Garfunkel
"Vagabond" - Wolfmother
"She’s Got You High" - Mumm-Ra
"Here Comes Your Man" - Meaghan Smith (essa versão é ótima, mas eu ainda prefiro a original, do Pixies)
"Please, Please, Please Let Me Get What I Want" - She & Him;
e ainda “Sugar Town”, da Nancy Sinatra, que não chega a ser tocada, mas sim cantada por Summer em uma das cenas do filme.

Um pouquinho das músicas dá pra conhecer no trailer do filme:




Enfim, é um filme que tem um pouco de tudo que é bom. E é também leve, divertido e muito charmoso.