sexta-feira, 23 de abril de 2010

Sobre o quanto eu odeio monopólios

Não, esse post não vai ter uma mega explicação microeconômica do funcionamento dos monopólios, nem nada do tipo. Mas eu não posso deixar de comentar o quanto a existência de monopólios é maléfica para os consumidores, quer eles percebam isso ou não. Se você só tem uma opção de lugar para realizar determinado serviço, você automaticamente está sujeito aos humores do prestador de serviço, certo? Caso contrário, qual opção você tem? Se o serviço oferecido é de péssima qualidade, o que fazer?
Caso você seja um empresário, o dono do serviço monopolizado, por que você vai se preocupar com o que os consumidores do seu serviço acham sobre ele, já que, independente disso, a sua demanda continuará a mesma?
Eu sei que uma pessoa, sozinha, não consegue mudar nada. E eu sei que a qualidade do serviço oferecido pela cantina da faculdade não vai melhorar só porque eu vou parar de almoçar lá. Mas, por uma questão de princípios, e por estar cansada de sempre enfrentar filas enormes para almoçar, a demora pra conseguir um pedido e, às vezes, nem conseguir ser atendida, o meu dinheiro eles não têm mais.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Até hoje ta assim? Falta de ação do agente regulador também ne?

    Má, fala com seu pai ai! Prof.Dr. Rios Neto vai dar um jeito nisso...Se não, "a mão na sua cara" para eles!

    ResponderExcluir
  3. O monopólio é cruel, Má! rs. Na faculdade que estudei o serviço da cantina também era péssimo... mas como você mesma disse, sozinha neste caso é difícil obter resultados. Talvez existam soluções mais eficazes e que valham a pena, mesmo que exijam mais "tutano" para serem elaboradas e mais esforço para executa-las. Boto minhas fichas em suas idéias!

    ResponderExcluir
  4. Ai, meninos, a situação é desesperadora...a cantina da Fafich está fechada, logo existem grandes chances de que morramos de fome por aqui...o boicote é total e irrestrito na hora do almoço, mas nas demais horas do dia, qdo a fome aperta e o tempo é curto, não há solução...
    A solução mais eficaz que eu conheço envolve um matador alagoano, e estã sendo considerada...

    ResponderExcluir