quinta-feira, 22 de abril de 2010

Resenha de quinta

Pra iniciar o blog, a primeira seção que teremos será a Resenha de Quinta. Quinzenalmente, publicaremos comentários sobre algum livro que Lu ou eu (Má) lemos e indicamos (ou não, né? Se o livro for muito ruim, acho que é uma questão de utilidade pública contar pra todo mundo!). Para começar, vou falar sobre um livro que ganhei no meu último aniversário e que eu adorei:

Alemanha, 1945
Autor: Richard Bessel




Fonte: site da Livraria Saraiva



Se você gosta de história, você vai gostar desse livro. Se você gosta de história da Segunda Guerra Mundial, especificamente, você vai gostar muito! O historiador inglês Richard Bessel faz um panorâma completo de tudo o que aconteceu na Alemanha no ano de 1945, quando a Segunda Guerra estava no fim, e os alemães seriam não só derrotados, mas também veriam seu país ser dividido em 4 zonas de ocupação distintas. O livro começa explicando como os últimos meses de guerra foram determinantes para a mudança de atitude do povo alemão que, até então, tinha sofrido poucas privações durante o conflito (em comparação com os povos de outros países, que sofriam com o racionamento de alimentos, os constantes bombardeios aéreos e a presença de forças de ocupação) e, no ínicio de 1945, se viam em meio a cidades bombardeadas, um governo central se esfacelando, meios de transporte e comunicação restritos e porções cada vez menores de alimento.

Quando a guerra de fato acabou, a moral alemã nem de longe lembrava a de 1939, e por todo lado a população lutava diariamente para manter suas casas (que muitas vezes foram tomadas pelas forças de ocupação), suas famílias unidas (o estupro de mulheres por soldados das forças de ocupação se tornou recorrente) e, acima de tudo, uma ração diária de alimentos decente. Os alemães se preocuparam pouco com a morte de Hitler, o fim do Terceiro Reich e a rendição irrestrita do país às forças aliadas, uma vez que enfrentavam tantos problemas no dia a dia. E quando o conflito foi de fato encerrado, os problemas não diminuíram. O desejo de vingança por parte das forças de ocupação soviéticas e francesas tornou a vida nas regiões ocupadas por tropas destes países muito mais difícil do que nas zonas de ocupação britânica e norte-americana, uma vez que, para franceses e soviéticos, a hora de cobrar todos os prejuízos materiais que o exército alemão tinha causado a seus países tinha chegado. A reconstrução da Alemanha, após 1945, foi um processo longo, custoso e que deixou, nos alemães, um profundo complexo de vítima, uma vez que, ao fim da guerra, eles se sensibilizaram muito mais com os problemas que enfrentavam diariamente do que com as atrocidades que o regime nazista tinha cometido por todo o continente europeu.

Para mim, ler esse livro foi tão legal porque é a primeira vez que leio algo relacionado a um país que perde uma guerra e, acima disso, sobre o que aconteceu quando a guerra terminou, como a Alemanha, anos depois, já era uma potência e como, menos de meio século após o fim do conflito, o país era um exemplo de sociedade democrática. Os filmes mais famosos sobre a Segunda Guerra Mundial sempre mostram os Aliados como os mocinhos, e os alemães como os bandidos, então, pra variar, é bom ter uma noção de como esses papéis não são tão bem definidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário