segunda-feira, 14 de junho de 2010

Filme de Segunda


Gente,

Vocês com certeza lembram do filme clássico das Paquitas, ‘Sonho de Verão’ (1990), não lembram?! Aquele gente, com o Sérgio Malandro, que se hospeda em uma mansão habitada por uma menina tímida abandonada pelos pais, que estão passando as férias na Europa. Aí a casa se transforma em uma colônia de férias cheia de paquitos e paquitas que fazem guerra de travesseiro, guerra de comida, enfim, a maior zona.

Quem não viu precisa ver, porque o Brasil fica muito bem representado com esse filme! A começar pelo elenco: além do Sérgio Malandro, fazem parte do filme a Letícia Spiller, o Fausto Silva (vulgo Faustão), Bianca Rinaldi, Juliana Baroni e muitas outras celebridades globais. A crítica do Wikipédia, inclusive, é : ‘Um filme repleto de música, alegria e gente bonita’! Se vocês ainda não viram o filme, aqui vai uma prévia. Fiquem atentos aos cabelos e ao figurino, tudo bem anos '80. Mas o melhor mesmo são os diálogos:




Mas independente de terem visto ou não o filme, pelo menos a música tema vocês já devem ter escutado:



Pois é, nesse filme, a menina rica solitária anda pra lá e pra cá com um urso gigante que era meu sonho de consumo, e num certo momento de tristeza ela canta uma música linda, que me fazia chorar, com uma letra super triste, que fala daquela fase complicada da adolescência; daquela fase de romantismo, daquela época de brincadeiras tipo ‘salada de frutas’. Enfim, tudo muito profundo. Mas o fato é que há um tempo escutei uma música e logo pensei: ‘gente, essa francesa copiou a música das Paquitas!’ Mas ai logo descobri que tinham sido as Paquitas a copiar a música da Françoise Hardy, uma linda e talentosa cantora e compositora da década de 1960. Foi uma grande decepção pra mim...

Pra vocês entenderem do que eu tô falando, aqui vai a versão original, cantada pela Françoise Hardy e a versão by Paquitas, mais precisamente by Bianca.

‘Tous les garçons et les filles’ por Françoise Hardy:



‘Alguém para amar’ by Paquitas (muita atenção na letra):




E aí, qual versão vocês preferem?!

8 comentários:

  1. Lu, vc brilhou!!! Esse filme é o melhor!!!!

    ResponderExcluir
  2. e a 20 anos atras...
    eu prefiro a versao das paquitas!!! me trazem recordacoes muiito boas....amei!!

    ResponderExcluir
  3. Meldels!

    das antigas! o pior é que já vi o filme (meu passado me condena, fato)

    ResponderExcluir
  4. Esse eu não preciso nem ver (de novo) para comentar. O melhor do filme é o Sérgio Malandro. Mas não é o tipo de filme que me agrada muito, até porque nunca quis ser paquita, já quem assina o post...

    Lu, volta a sugerir filmes por mérito e não por país, deixa de ser anti-americana hahaha
    Prometo que o próximo filme eu vou tentar ver, como nos velhos tempos desse blog.

    ResponderExcluir
  5. Mas eu não sou nem um pouco anti-americana, muito pelo contrário! Mas é fato que 90% dos filmes que a gente assiste são americanos, então achei bom variar. Mas eu não pus esse filme ai só pelo fato de ser brasileiro não. Na verdade eu ia escrever um post sobre a música da Françoise Hardy e das Paquitas, aí lembrei do filme (que fez parte da minha infância) e juntei tudo num post só. Simples assim...
    Todos os filmes foram postados com relação ao mérito, mas vou deixar esse negócio de país de lado, não se preocupe Ari!

    ResponderExcluir
  6. Não creio!!!...
    Esse não merece comentário...



    Ok, só pra não ficar muito mau-humorada aqui, comentarei que essa música da Françoise Hardy tá na trilha sonora do "Os Sonhadores", que te passei ontem...

    ResponderExcluir
  7. Não quis dizer que não era por mérito, foi só uma provocada de leve Lu, sem ofensas hahahaha

    Posta o que vc achar melhor, se não, a mão na minha cara ne?

    ResponderExcluir
  8. "Quem não viu precisa ver, porque o Brasil fica muito bem representado com esse filme".

    Sonho de Verão é uma "ótima" dica de filme para quem é criança, e não tem nada mais interessante num dia de chuva para fazer. E se estivesse no início dos anos noventa, obviamente.

    Fez parte da infância de alguém? Sim, de muitos. Por falta de opção, não de mérito, diga-se de passagem.
    O cinema nacional é de uma qualidade reles, e tudo indica que será muito difícil mudar essa situação.

    Os filmes nacionais apresentam em sua maioria baixo orçamento, e uma narrativa extremamente pobre: O sofrimento dos nordestinos ou a extensão de algum programa/novela da Rede Globo de Televisão.

    Paquitas e cia, são o motivo de ver esse "espetáculo" de filme?
    Ninguém deveria assistir a um filme nacional porque nele está o artista da novela, ou porque recebeu uma cortesia.
    Sendo assim, certos saudosismos precisam ser revistos.

    ResponderExcluir